Superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, da Seduc, Robson Ferreira, no programa CBN Tocantins Esportes – Foto: Cristiano Ferreria/CBN

XIX Meia Maratona do Tocantins será disputada em outubro e terá muitas novidades

A XIX Meia Maratona do Tocantins será disputada este ano no dia 13 de outubro, no período da manhã e será uma prova reconhecida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A informação foi repassada pelo superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Robson Ferreira, durante entrevista no programa CBN Tocantins Esportes de hoje.

Segundo o Superintendente a prova será aferida pela CBAt, o que vai valorizar o evento e trazer corredores de elite buscando índices paras competições nacionais referentes à Meia Maratona.
“Se nós tivermos uma prova de 10 km e o corredor naquele dia esteja inspirado, e absolutamente tudo dando certo, ele faz um tempo entre os melhores do Brasil, mas sem a aferição da CBAt todo o esforço dele não servirá para nada. Se ele bater o recorde mundial não serve. Por isso queremos fazer com que a prova tenha também este atrativo de valorizar os corredores, e por isso que vamos homologá-la pela CBAt ”, comentou o superintendente.

Vem aí a XIX Meia Maratona do Tocantins, em Palmas! ?? Agende e participe! Em breve novas informações!

Novidades
A Meia Maratona do Tocantins ainda não teve seu lançamento oficial, mas o superintendente destacou que na última quarta-feira (7), divulgou o primeiro material sobre evento através de um Card nas redes sociais chamando a atenção para os dois dia que vão ocorrer o evento – no dia 12, a Maratoninha e dia13, a Meia Maratona.

Segundo ele, serão montadas duas mega arena. Uma para a largada em Luzimangues e outra para a chegada na Praia da Graciosa. No sábado, haverá shows, além da Maratoninha Infato-Juvenil, e no domingo, os corredores que forem chegando na Praia da Graciosa, após já terem cumprido o trajeto da corrida, terão vários entretenimentos como ações culturais.

Logística
Além da Meia Maratona do Tocantins, a competição terá ainda provas de 5 e 10 km sendo disputadas dentro do evento. Como a largada da corrida será em Luzimangues e a chegada na Praia da Graciosa, o superintendente garantiu que haverá transporte se deslocando de Palmas ao outro lado do Rio para levar os atletas para fazerem a largada.E os corredores que vierem por Paraíso, Luzimangues e outras cidades do outro lado da Ponte, quando do término da Meia Maratona serão levados para o local de partida para retornarem para suas casas.
“Os atletas deixarão seus veículos no estacionamento da Praia da Graciosa e vão embarcar no ônibus para se deslocar até Luzimangues. Issso significa respeito e consideração pelos atletas”, disse ele.

Outra boa novidade para os atletas é que Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer vai criar o Serviço de Atendimento ao Atleta (SAA), cujo objetivo é sanar qualquer tipo de questionamento envolvendo a corrida e tirando dúvida dos participantes. Haverá também banheiros químicos ao longo do percurso da prova, além é claro, do cuidado de hidratação dos atletas e da segurança.

Horário
Robson Ferreira também revelou que a Meia Maratona do Tocantins a partir deste ano voltará a ser disputado no horário da manhã e não mais à noite como foi nos últimos anos. Segundo ele, o novo horário vai se adequar a um pedido feito pelos próprios atletas de correrem neste período, assim como é disputado nas principais competições de Corridas de Rua no País.

Premiação
O superintendente esclarece ainda a questão da premiação já foi bastante discutida com professores, as Assessorias Esportivas e academias que haverá premiação em várias categorias, entre elas, por faixa etária, coisa que hoje não existe mais. Porém, valores serão revelados posteriormente e as categorias.

Fotografia
Outra bela novidade é que ao longo do percurso da corrida haverá fotógrafos espalhados em lugares estratégicos para captar a imagem dos corredores, buscando fotografá-los num cenário bonito e fabuloso, onde depois os atletas receberão as imagens e poderão baixar em seus computadores e fazer um quadro de lembrança da prova de Palmas.

A tecnologia entrará também na questão da chegada dos atletas. É que haverá o sistema Foto Finish que vai registrar o momento que o atleta cruzar a linha de chegada. Os atletas serão orientados para chegar de cabeça erguida, pois a maioria dos corredores cruzam as provas de cabeça baixa.

CBN Tocantins Esportes de hoje com a presença do Superintendente da Esportes da Seduc, Robson Ferreira e o parceiro Miguel de Negri. Uma ótima sexta-feira a todos.

Geplaatst door Reinaldo Cisterna op Vrijdag 9 augustus 2019

https://www.cbntocantins.com.br/cmlink/cbnto/programas/cbn_esportes/CBNEsportes.cbnto.pro

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui