Superintendente de Esportes da Seduc, Robson Menezes Ferreira, fala durante o Fórum Nacional de Secretário de Esportes em SP – Divulgação

Tocantins assume Vice-Presidência Regional do Fórum Nacional de Secretários de Esporte

O superintendente de Esportes e Lazer da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc),Robson Menezes Ferreira, foi eleito  vice-presidente da Região Norte durante o Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes em São Paulo.

O Fórum aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, que abriu as portas para a realização do evento nacional, que começou foi realizado de na última quarta e quinta-feira, por iniciativa da Secretaria de Esportes São Paulo.

Governador
O fórum foi aberto pelo governador João Doria e pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio dos Santos Brasil. Na ocasião, foram realizadas palestras com o campeão olímpico e ex-atleta de vôlei, André Heller, com o piloto e comentarista, Felipe Giaffone e com o ex-jogador de futebol, Pintado. Houve apresentações também com o diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Rogério Sampaio, e com o especialista em gestão esportiva e pós-doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Ary Rocco Junior.
Todos os secretários tiveram espaço para apresentar programas, projetos e ações de seus respectivos estados, além do espaço oferecido para interação com os palestrantes. Na tarde de quinta-feira (22), os convidados realizaram a eleição da nova diretoria do Fórum, vencida por unanimidade pelo secretário estadual de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira.

Primeiros posicionamentos

Na reunião em São Paulo, os componentes do Fórum definiram as primeiras pautas conjuntas a serem trabalhadas em conjunto entre secretarias estaduais, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Congresso Nacional e demais instituições ligadas ao esporte:

* Revisão urgente da divisão das verbas provenientes das Loterias para o esporte, assegurando mais recursos para as secretarias estaduais
* Encaminhamento do Plano Nacional do Desporto para o Congresso Nacional e início das discussões do Sistema
* Implantação do programa Estação Cidadania, do Governo Federal, prioritariamente por meio das secretarias estaduais
* Revisão do contingenciamento da Secretaria Especial do Esporte, assegurando a manutenção dos programas federais do esporte
* Implantação de cronograma acerca dos editais para adesão aos programas esportivos
* Manutenção dos contratos de patrocínios das empresas estatais a diversas modalidades esportivas.

Visão do superintendente
Para o superintendente de Esportes e Lazer da Seduc,Robson Menezes Ferreira, essa é uma conquista importante para ampliarmos o espaço do Tocantins no esporte nacional. “Nosso objetivo será o de utilizar o Fórum como ferramenta para o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Desporto e da legislação referente ao esporte”.

Sudeste/Sul
Segundo ele, entendemos que a legislação atual, não conta com mecanismos que possam enfrentar as desigualdades existentes entre os Estados brasileiros. Ele destaca que no esporte, a maior parte dos investimentos públicos e privados são direcionados nos Estados do Sudeste e Sul. Por isso vai lutar por:- Aumento do percentual da arrecadação das loterias federais destinado ao esporte, e regras para divisão entre os Estados que privilegie os menores; cotas e critérios diferenciados no acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte; Liberação da criação de Loterias Estaduais para financiamento do Esporte; que em todos os Estados tenham unidades militares participando do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras; Editais Federais específicos para os Estados da região Norte, para construção de infraestrutura esportiva e outros investimentos, e Programa de financiamento Federal para a realização e ampliação dos Jogos Escolares Estaduais.

Nova diretoria e próxima reunião

Além de escolherem o novo presidente da instituição, os secretários votaram também, de acordo com o estatuto, para os cargos de vice-presidente, secretário executivo e vice-presidentes regionais. Ficou definido também que o próximo encontro será realizado em outubro, na cidade de Salvador (BA), durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

O novo presidente do Fórum, Aildo Ferreira, ressaltou a importância do encontro: “É fundamental que os secretários tenham um espaço para se comunicar e trocar ideias, avançando cada vez mais na gestão esportiva em todos os cantos do país. Tenho certeza que vamos trabalhar unidos para implantar, de fato, uma cultura esportiva no Brasil”, disse.
Confira a nova composição da diretoria do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes.

Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes
(Biênio 2019 – 2021)

Presidente: Aildo Rodrigues Ferreira (SP)
Vice-presidente: Mariana Dantas Mendonça Gois (SE)
Secretário Executivo: Marcelo Ferreira Miranda (MS)
Vice-presidente da Região Norte: Robson Menezes Ferreira (TO)
Vice-presidente da Região Nordeste: Diego Porto Pérez (PE)
Vice-presidente da Região Centro-Oeste: Rafael Rahif (GO)
Vice-presidente da Região Sudeste: Felipe Bornier (RJ)
Vice-presidente da Região Sul: Helio Renato Wirbiski (PR)

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui