Depois de uma boa participação na Copa das Federações de Tênis Juvenil, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), no último final de semana, a tenista tocantinense Gabriela Mendonça (foto), já se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro GA, que começa na próxima quarta-feira (24), também em Uberlândia.

A competição reunirá diferentes categorias: 12, 14, 16 e 18 anos (contando pontos para definir o campeão geral). O evento, que é tradicional no Brasil, reunirá Federações de 15 Estados representando todas as cinco regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Federações
Na Copa das Federações, Gabriela Mendonça representou a Federação Tocantinense de Tênis, mas para isso foi preciso se juntar a uma atleta da Federação Matogrossense para poder entrar na disputa, já que é uma exigência da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que cada Estado tenha pelo menos duas atletas inscritas. A tocantinense se juntou com a atleta Clarisa Flach.

Confronto
Com isso, cada confronto era disputado numa melhor de três sets, sendo uma de Simples e uma de Duplas para um possível desempate. Mas quando foram à quadra se deram bem, pois ambas venceram na categoria Simples e venceram em Duplas, fechando o confronto por 3 x 0 diante da Federação do Mato Grosso, e avançaram para a segunda rodada.

Feito inédito
Segundo Thiago Rodrigues, que acompanhou o torneio e a tocantinense, este foi um feito inédito na história do tênis juvenil do Tocantins, pois nunca antes isso havia ocorrido.
Já na rodada seguinte o adversário foi Rio Grande do Sul, favoritos junto com São Paulo, ao título, por 2 x 0, com parciais de 6/4 e 6/2 e o Tocantins caiu no torneio perdendo os dois jogos de Simples.

Mas vale ressaltar que as meninas que representaram o Tocantins perderam para as gaúchas que ocupam no ranking nacional da CBT, na categoria Juvenil, as posições de 5ª e 10ª colocadas, respectivamente. Na categoria de Duplas apenas jogaram para cumprir tabela, mas acabaram desistindo depois para poupar para o Brasileirão, que começa dia 24, amanhã.

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui