O Programa DNA do Brasil Talentos, lançado oficialmente no Tocantins no dia 22 de março, já está em pleno funcionamento no Estado. Com as equipes multifuncionais, coordenadores regionais e os parceiros municipais devidamente capacitados, o programa entra na fase de coleta de dados das crianças e adolescentes nas escolas contempladas.

São 46 mil alunos a serem atendidos em 63 municípios tocantinenses. Meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos estão sendo avaliados em todas as regiões. Talento para o esporte ou aptidão profissional serão detectados como resultado das métricas levantadas nas avaliações físicas e psicológicas orientadas por professores de educação física, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas que compõem as equipes multifuncionais do programa. Todas as informações coletadas são lançadas no banco de dados do DNA do Brasil e cientificamente avaliadas com o objetivo de revelar novos talentos.

Visita técnica do Governo Federal
Essa semana o Programa, já em funcionamento nas escolas, recebe a visita técnica do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os coordenadores André Santos (Coordenação de Promoção e Direitos da Criança e do Adolescente) e Jussara Figueiredo (Coordenação de Monitoramento) visitam o Tocantins para conhecer a estrutura de atendimento das equipes multifuncionais em algumas das cidades contempladas pelo Programa.

Em Palmas, os coordenadores estiveram nessa segunda, dia 11, nas Escolas de Tempo Integral Almirante Tamandaré e Margarida Lemos e puderam acompanhar a coleta de dados dos alunos durante as avaliações físicas e psicológicas realizadas pela equipe multifuncional que atende na capital. Na agenda dos coordenadores do Ministério da Mulher estão previstas visitas em mais dois municípios (Gurupi e Porto Nacional) e reuniões técnicas com os gestores e coordenadores regionais do IDECACE no Tocantins.
O Programa DNA do Brasil Talentos foi desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Educação e Esporte (Idecace), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Emendas parlamentares

No Tocantins os recursos para implantação do Programa foram destinados, via emenda parlamentar, pelos deputados federais Vicentinho Junior, Professora Dorinha e Carlos Gaguim.
Ascom/IDECACE-TO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui