Presidente da FTDE, Luis Cláudio, durante evento com presidentes das federações
Presidente da FTDE, Luis Cláudio, durante evento com presidentes das federações do desporto escolar do Brasil -Divulgação

FTDE faz balanço de 2020 e projeta o ano de 2021 no Desporto Escolar

2020 vai ficar marcado na história de todos os setores, o ano em que surgiu a pandemia do Coronavírus (Covid-19), e praticamente parou o mundo e, consequentemente, na área específica do Esporte não foi diferente e quase nada aconteceu. É o caso da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), presidida pelo desportista Luís Cláudio Pereira dos Santos, o popular Luisão, que faz um balanço de 2020 e projeta o ano de 2021 no Desporto Escolar.

Segundo o presidente, 2020, foi iniciado com a realização da Seletiva de futsal feminino, em Guaraí, e voleibol, em Paraíso, que serviram para o Brasileiro Escolar, o Futsal que será realizado em Balneário de Camboriú (SC), e o voleibol, em Foz do Iguaçu (PR).
“Quando veio a pandemia, foram suspensas todas as atividades da FTDE atendendo às normas também da Confederação de Desporto Escolar (CBDE). Mas a partir daí surgiu o grande desafio, e foi criado várias competições online”, destacou Luisão.

Ele ressalta que a FTDE não organizou nenhuma, mas os alunos/atletas estiveram participando de diversas competições, como a ginástica, karatê, taekwondo e xadrez.
Luisão lembra ainda que a FTDE realizou um Fórum do Desporto Escolar e outros eventos online.

Presidente d da FTDE, Luís Cláudio e a Secretária da Educação, Adriana Aguiar
Presidente da FTDE, Luís Cláudio e a Secretária da Educação, Adriana Aguiar , que segura uma medalha durante um evento – Fotos: Arquivo Pessoal

Parceria com a Seduc

O presidente destaca que o grande desafio para a FTDE é a conseguir uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), para a realização em conjunto da Seletiva Estadual dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que contemplará 17 modalidades esportivas. Evento este, que acontecerá, no Rio de Janeiro, e que será Seletiva para o Sul- Americano, na categoria de 12 a 14 anos.

A FTDE/CBDE estará proporcionando aos alunos/atletas e seus professores passagens aérea, hotel, alimentação e toda estrutura de uma competição de alto padrão, conforto e segurança. “Com a pandemia os eventos presenciais foram suspensos, as federações começaram a investir em eventos online, o que acabou sendo um verdadeiro sucesso”, comentou o dirigente.

Presidente da FTDE, Luisão
Presidente da FTDE, Luisão, espera 2021 o cumprimento do calendário estadual, onde será para a entidade um grande desafio – Arquivo Pessoal

O que espera o presidente das FTDE para 2021

O presidente da FTDE, Luisão, espera 2021 o cumprimento do calendário estadual, onde será para a entidade um grande desafio, pois estará proporcionando a mais de 500 pessoas, entre alunos (de 12 a 14 anos) professores, diretores, jornalistas e pais a vivência, a experiência de participar dos eventos de alto padrão que a CBDE realizará, além de proporcionar uma viagem de avião, e conhecer cidades históricas como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Aracaju (SE), Salvador (BA).

Luisão destaca que FTDE terá um grande desafio pela frente, em cumprimento ao seu calendário, e obedecendo, também o da CBDE, entre os meses de janeiro a abril com a realização de inúmeras competições, na categoria de 15 a 18 anos como: Atletismo, Badminton, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez.

Segundo ele, todas as modalidades são classificatórias para o Brasileiro Escolar. “Estamos aguardando a parceria com a Seduc para a realização do Estadual de 12 a 14 anos nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, wretliling e xadrez. Todos classificatórios para o Brasileiro Escolar, o JEB’s” explicou o presidente.

Chegada da vacina e aumento de competições

Luisão aposta e acredita que com a chegada e a imunização das pessoas por conta da vacina contra a pandemia do Coronavíus (Covid-19), a nova tendência é o aumento das competições.

Pensando em dar mais qualidade dentro e fora das competições, atender melhor os alunos e professores, que são o foco principal, e estruturar a federação com pessoas altamente capacitadas, formadores de opinião que venham somar como colaboradores, Luisão disse que a FTDE, em sua Assembleia, no mês de agosto, apresentou alguns nomes para compor a equipe do Desporto Escolar de 2021.

Convidou e nomeou o professor Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães, como Assessor Técnico de Assuntos Estratégicos. Lécio Guimarães, como colaborador da FTDE, terá a missão de divulgar as ações da entidade, buscar apoio, patrocínio, emendas e montar um plano estratégico da federação para 2021/2022. https://aloesporte.com/53668-2-cade-lecio-guimaraes-um-dos-maiores-nomes-e-incentivadores-do-tenis-de-mesa-tocantinense/

Outro colaborador também nomeado foi o professor Wanderlan Dora da Silva, como Diretor Técnico de Competições. Wanderlan terá como missão, organizar todos os eventos da FTDE visando a participação dos alunos/atletas em competições nacionais.

Outros grandes colaboradores que foram convidados e farão parte da FTDE e para dar mais profissionalismo nas ações da entidade, a professora Sílvia Deusa Nunes Pereira, o professor Oscar Alves Neto https://aloesporte.com/46242-2/ e o jornalista Reinaldo de Jesus Cisterna – encurtador.com.br/gAOSW .

Missão como chefe de delegação

O presidente da FTDE, Luís Cláudio, o Luisão, por várias vezes representou a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), como chefe de delegação, em vários países pelo mundo como:
Luanda (África) – Jogos dos Povos de língua Portuguesa – Basquete.
Esteve em Malta, no Campeonato Mundial de Badminton.
Trabzon – Turquia – Jogos Gymnasíades
Marrakech – Marrocos – Jogos Gymnasiades
Castelnaudary – França – Mundial de Triatlon
Assunçao – Paraguai – Sul Americano – Voleibol
Arequipa – Peru – Sul Americano – Voleibol
Aracaju – Brasil – Jogos Sul Americano – Tênis de Mesa

Perfil
Nome: Luís Cláudio Pereira dos Santos –
Apelido: Luisão
Idade: 55 anos
Natural: Brasília (DF)

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui