Campeão Brasileiro pelo Guarani em 1978. Jogador da Seleção Brasileira de base e principal. Professor da Escolinha Nilton Santos. Técnico do Palmas (foi demitido sem ter perdido nenhum jogo). Fez um excelente trabalho de base na cidade de Palmas seja no Palmas Futebol e Regatas, na Escolinha da Prefeitura ou na Nilton Santos). Estamos falando do professor Edson Frank (Cadê você)?Por onde anda este baluarte do futebol brasileiro.

Palmas/Tocantins
Frank chegou ao Tocantins, precisamente em Palmas, em 1999, onde atuou no Projeto de Escolinhas de Futebol da Prefeitura dando aula no núcleo das Arnes. Logo em seguida, em 2000, já familiarizado com o futebol da Capital, Frank assumiu a categoria Sub-13 do Palmas, onde levou o time ao título Tocantinense. Depois comandou a categoria Sub-15, Campeão Tocantinense. No Sub- 17, também Campeão Tocantinense e no Sub- 20 foi vice-campeão Tocantinense.

Frank conta que quando esteve na base do Palmas foi contrato pelo ex-secretário de Esportes do Tocantins (Sespo), na época, Jayme Lourenço, na Escolinha Nilton Santos. “Fui contratado pelo senhor Jayme Lourenço, o melhor Secretário de Esporte com quem trabalhei no Estado”, lembrou o ex-professor da escolinha Nilton Santos, nos anos 2000.
Segundo Frank, o Projeto do Palmas Futebol e Regatas para o futebol era interessante e viável,o que estava sendo construído ficou no meio do caminho,a intenção era de um clube formador, para atender a equipe principal é para futuro negócios, aí se perdeu muito com a saída de Belmiran Sousa e Jayme Lourenço. “Estava trilhando um caminho próspero e lucrativo para o clube se consolidar ,tinha muitos talentos que infelizmente não foram utilizados,o Palmas hoje era para estar na Série B do Brasileiro”, comentou Frank.

Profissional
Edson Frank relembra que assumiu a equipe principal do Palmas Futebol e Regatas, na época. Segundo ele, deixou o time montado para o grande ser campeão Tocantinense. “Fui demitido sem perder um jogo , mas a mudanças são coisas do futebol.Tenho boas recordações por ter contribuído com o Palma Futebol e Regatas, e torço para se efetivar no cenário nacional” ressaltou.
Frank encerra dizendo que deixou grandes amigos, como Reinaldo Cisterna, e se um dia tiver uma nova oportunidade voltaria com a maior satisfação para Palmas. “Há ia me esquecendo, fiz um bom trabalho também no Atlético Tocantinense, mas uma vez levado pelo Belmiran”, finalizou.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e óculos de sol

Carreira
Edson Frank Benedicto Bernardo nasceu no dia 8 de setembro de 1962. Ele iniciou a carreira em sua cidade natal Pirassununga(SP), atuando no dente de leite do Vila Brasil, em 1975. Em 1977 ingressou no Guarani de Campinas, onde profissionalizou-se e jogou até 1982.Fazdno parte do esquadrão campeão Brasileiro de 1978 – Vale registrar que o Guarani é o único time do interior do Brasil a ser campeão Brasileiro até hoje.
Depois Frank atuou pelo Paulista de Jundiaí, Internacional(RS), Corinthians de Presidente Prudente(SP),CSA(AL), Fortaleza(CE), Rio Negro(AM), Rio Branco(AC), Cabofriense(RJ), ASA(AL), Ferroviário(CE), Pires do Rio(GO) Seleção Cearense e Seleção Brasileira ;Frank encerrou sua carreira em 1994, aos 32 anos, apos uma cirurgia no joelho. Hoje Frank mora em Silvânia, interior de Goiás.

TÍTULOS CONQUISTADOS EM SUA CARREIRA COMO JOGADOR:
GUARANI DE CAMPINAS-SP
* CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A: 1978
* CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B (TAÇA DE PRATA): 1981
SELEÇÃO BRASILEIRA
* TORNEIO JOÃO HAVELANGE NO BRASIL: 1979
CSA – CENTRO SPORTIVO ALAGOANO-AL
* CAMPEONATO ALAGOANO: 1984-1985 (BI-CAMPEÃO)
FORTALEZA
* CAMPEONATO CEARENSE: 1987
RIO NEGRO
* CAMPEONATO AMAZONENSE: 1989

(Com informações e Arquivos de Maurício Santos Costa e blog: Ramon Paixão)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

www.aloesporte.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheci o Frank lá no Ferroviário – CE em 1991, artilheiro, um prazer ter convivido mesmo que por pouco tempo lá no Ferrim. Mesmo longe torço para que prociga com seus projetos e consiga obter sucesso. Pessoa da melhor qualidade. Abraço amigo! Bela reportagem! Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui