Jogadores , prefeito e comissão técnica desfilam em cima do carro do Corpo de Bombeiros
Jogadores , prefeito e comissão técnica desfilam em cima do carro do Corpo de Bombeiros após a conquista do título estadual de 2016 – Fotos: Arquivo Pessoal

Cadê o presidente Wilson Castilho super campeão do futebol tocantinense pelo Gurupi Esporte Clube

Considerado um dos principais nomes de dirigentes do futebol tocantinense, em sua administração o Gurupi Esporte Clube conquistou quatro títulos nos anos de 2010/2011/2012 e 2016. É também presidente da Liga Esportiva Tocantins Araguaia (Leta). Estamos falando de Wilson de Sousa Castilho, ou simplesmente, Wilson Castilho. Por onde anda o dirigente super campeão. Cadê você.  https://aloesporte.com/categoria/cade-voce/

Pessoal
Goiano de São Miguel do Araguaia, Wilson Castilho, nasceu no dia 23 de janeiro de 1971, atualmente está com 49 anos. É casado com Iracema Saraiva Castilho. O casal tem três filhos: Andressa Saraiva Castilho, Keven Eduardo e Sara Saraiva Castilho. Castilho reside na cidade de Gurupi. É formado em Pedagogia e Supervisão Escolar.

Presidente Wilson Castilho na sala de troféu do Gurupi Esporte Clube
Wilson Castilho na sala de troféu do Gurupi Esporte Clube

Trajetória
Wilson Castilho estudou na Fundação Bradesco no município de Formoso do Araguaia do Jardim ao Ensino Médio dos anos 1979-1989 e fez o curso superior na Unirg, em Gurupi, com formação em Pedagogia e Supervisão Escolar.

Castilho posa para foto com a equipe do Terceiro Ano Agropecuário durante o Campeonato Interno da Fundação Bradesco, onde o time sagrou-se tricampeão em 1989; na foto sublinhada não é o artilheiro Castilho 

Na Fundação Bradesco Escola Canuanã, Wilson Castilho disputou varias competições amadoras, sendo artilheiro em algumas e atuava como atacante. Sendo considerado um dos melhores atacantes de sua equipe da Fundação Bradesco nos anos que estudou e morou às margens do Rio Javaé. A Fundação Bradesco, que foi fundada em 5 de julho de 1973, de um lado, a Escola, e do outro lado, a maior Ilha Fluvial do mundo.

Wilson Castilho camisa 8 durante
Wilson Castilho camisa 8 durante o Campeonato Interno de Futsal na Escola – Divulgação

Em 1987 ainda como estudante da Fundação Bradesco, Wilson Castilho foi selecionado para fazer um teste no Goiás Esporte Clube, com 16 anos, chegando à ficar 30 dias para ser avaliado pelos observadores técnicos. Neste período treinou na Serrinha e após a observação, Wilson Castilho pediu para retornar para a Fundação Bradesco e dar continuidade aos estudos.

Meia China camisa 10 do Gurupi Esporte Clube
Meia China camisa 10 do Gurupi Esporte Clube comemora gol com a torcida subindo alambrado e mandando beijinhos aos torcedores

Curiosidades
Na década de 90, assim que mudou-se para Gurupi formaram uma equipe com egressos da Fundação Bradesco e criaram o time com o nome Enxame, no qual participaram de diversos campeonatos society em Gurupi, entre eles, no antigo Juá Clube, onde a equipe foi a campeã e Castilho o artilheiro com 13 gols.

Em 1992, já em Gurupi, mas ainda com seu domicílio eleitoral em Formoso do Araguaia chegou a disputar a eleição para vereador pelo antigo PMDB ficando como terceiro suplente com 196 votos perdendo apenas por seis votos.

Castilho segura o microfone
Presidente Wilson Castilho durante a apresentação do elenco em 2018

Dirigente
Na qualidade de dirigente esportivo Wilson Castilho preside a Liga Esportiva Tocantins Araguaia (Leta), umas das principais entidades do futebol amador de Gurupi e da Região Sul do Estado, da qual realiza diversas competições de base, feminino, amador e master.

Futebol profissional
Em julho de 2006, o então presidente do Gurupi, Silvério Filho juntamente com sua diretoria convidaram Wilson Castilho para assumir o clube. Segundo ele, como desportista e amante do futebol aceitou o desafio ao lado de outros desportistas da cidade.
No período de julho de 2006 a dezembro de 2019 participaram de diversas competições de base, futebol feminino e futebol profissional.

Categorias de base
O Gurupi é um dos únicos clubes profissionais que tem todas categorias de base em atividade Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub- 19, participando das competições realizadas pela Leta e FTF.

Wilson Castilho na Copa São de Juniores de 2006
Wilson Castilho na Copa São de Juniores de 2006 quando o Gurupi venceu o União Barbarense por 5 x 2 – Divulgação

A equipe disputou no comando do Wilson Castilho na presidência quatro vezes a Copa São Paulo de Juniores, nos anos de 2006,2007,2008 e 2011.

Futebol feminino
A equipe do Gurupi foi o primeiro clube da história do futebol tocantinense a disputar uma competição nacional (a Copa do Brasil de 2007), sendo derrotado em casa para o Internacional do Maranhão pelo placar de 2 x 0. E no jogo da volta, em São Luís (MA), empatou por 0 x 0, no Estádio Nhozinho Santos.

E a outra participação foi em 2018 no Brasileiro Série A-2, sendo eliminada em partida única para o 3B Sport na Arena Amazônia, em Manaus.

Participou de todas as competições Inter-estaduais promovida pela FTF.
Profissional:
2007 – terceiro lugar
2008 – vice-campeão
2009- terceiro lugar
2010– Campeão
2011- Campeão
2012 – Campeão vencendo os dois turnos se tornando também o primeiro clube tricampeão consecutivo do Estado.

Observadores do Santos FC no gabinete do prefeito
Observadores do Santos FC no gabinete do prefeito Laurez Moreira e a presença do presidente do Wilson Castilho

Em 12 anos disputou todas as competições profissionais da primeira divisão se classificando em todas para as semifinais, sendo campeão 4 vezes, três vices, 3 vezes terceiro lugar e 2 vezes quarto colocado.

Wilson lembra que quando assumiu a direção do clube, o Camaleão do Sul tinha apenas dois títulos estaduais (1996-1997). E com os quatro títulos conquistados na sua gestão colocou o clube como o maior campeão do futebol tocantinense até o ano de 2018 chegando a ser hexacampeão tocantinense.

Musa do Gurupi
Escolha da Musa do Gurupi Esporte Clube com a presença de várias garotas

Destaque imprensa nacional
O clube foi destaque na revista placar nos anos de 2010,2011,2012 e 2016. Wilson relembrar que no título de 2010 o clube estava a mais de 13 anos sem conquistar um titulo estadual. Saindo reportagem no Jornal Nacional daquele ano, Globo Esporte nacional e fantástico. Wilson Castilho é o maior ganhador de títulos como presidente de um clube de futebol no Tocantins.

Futebol nacional
Disputou três vezes a Copa do Brasil
2012 – posição 56º
2013 – posição 60º
2017- posição 22º ficando uma posição atrás do Corinthians que ficou em 21º e na frente do Vasco da Gama que ficou em 23º no geral.

atacante de futebol Nonato
Wilson Castilho durante a apresentação do atacante Nonato em 2012

Campeonato Brasileiro Série D
Em 2013, o Gurupi ficou na 9º colocação, faltando uma fase para disputar os jogos do acesso para a série c sendo eliminando nas oitavas de finais. Sendo que nesse ano disputou a Série D com 40 clubes do Brasil.

2017 – Ficou na 14º colocação, faltando uma fase para disputar os jogos do acesso para a Série C sendo eliminando nas oitavas de finais. Sendo que nesse ano disputou a Série D com 68 clubes do Brasil.

Com os bons resultados nas competições nacionais sempre foi bem ranqueado no ranking da CBF com destaque no ano de 2014 no qual o Gurupi ficou na posição 77º entre todos os clubes profissionais do futebol brasileiro.

Título de Cidadão Gurupiense
Wilson Castilho segura o Título de Cidadão Gurupiense nas mãos

Prêmios
Wilson Castilho recebeu três moção de aplausos e o título honorifico de Cidadão Gurupiense pelos relevantes serviços prestados no futebol amador e profissional pela Câmara Municipal de vereadores de Gurupi. Além de uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

No final da entrevista Castilho aproveitou para parabenizar todos os familiares, diretores que acompanham desde 2006, imprensa, desportistas, empresários e em especial aos torcedores do Camaleão do Sul.

Em 2019 e 2020, o Gurupi não participou do campeonato profissional da primeira divisão, mas participou das diversas competições de base promovidas pela Leta e FTF durante a temporada.

Bate-bola
Qual melhor jogador que viu jogando Tocantins?
O melhor jogador que eu vi jogar aqui no Tocantins foi Lúcio Bala campeão tocantinense 2011 e 2012 pelo Camaleão do Sul.

Qual o melhor técnico que viu no futebol Tocantinense?
O melhor técnico que eu vi comandando um clube no Tocantins foi Roberto Oliveira.

Qual time dava mais trabalho para enfrentar?
O time que dava mais trabalho sempre foi o Tocantinópolis principalmente quando o jogo é no Ribeirão.

Qual o melhor árbitro do futebol Tocantinense?
O melhor juiz na minha opinião que eu já vi apitando aqui no Tocantins foi o Alisson Furtado.
Qual o melhor campo que viu no futebol Tocantinense?
O melhor campo para jogar sem dúvidas, é o Estádio Resendão, em Gurupi.

Qual o pior campo par se jogar no futebol Tocantinense?
O pior campo foi o estádio Dr. Magalhães, em Dianópolis.

 

Reunião da Diretoria do Gurupi
Reunião da Diretoria do Gurupi no ano de 2015 – Divulgação

Perfil
Nome: Wilson de Sousa Castilho
Apelido: Wilson Castilho
Data de nascimento: 23 de janeiro de 1971
Idade: 49 anos
Natural: São Miguel do Araguaia (GO)
Casado: Iracema Saraiva Castilho
Filhos: Andressa Saraiva Castilho, Keven Eduardo, Sara Saraiva Castilho
Ídolo no futebol: Romário

Presidente do Gurupi Esporte Clube
Títulos
2010-2011-2012 e 2016 – Quatro conquistas como presidente do Gurupi Esporte Clube

2013 – Vice-campeão Estadual ( Campeão do segundo turno)
2014 – Terceiro lugar
2015 – Quarto lugar
2017 – Quarto lugar
2018 – Vice-campeão

(Com informações do repórter Rogério Rodrigues/Especial para o Alôesporte)

https://www.aloesporte.com

APROVEITA E SE INSCREVE NO CANAL ABAIXO

https://www.youtube.com/user/ReinaldoCisterna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui