Acontece nesta quarta-feira, 3, em Nápoles, na Itália, a abertura da segunda maior competição poliesportiva do mundo, a Universíade de Verão, principal evento do esporte universitário. E o Tocantins estará na competição sendo representada pelo presidente da Federação Tocantinense de Desporto Universitário, Armando Cabrera Abreus, o Armando Cubano. Ele é o chefe da delegação brasileira do vôlei masculino e feminino.

Universíade
Presidente da Federação Tocantinense de Desporto Universitário, Armando Cabrera Abreus, o Armando Cubano chefia o vôlei brasileiro – Divulgação

Armando Cubano já trabalhou no passado como preparador físico do Palmas Futebol e Regatas, além de ter sido dirigente na Secretaria Estadual do Esporte (Sespo), no início dos anos 2000 e também assessorou o ex-governador Marcelo Miranda e o ex-prefeito Raul Filho.

10 mil pessoas
A competição vai reunir aproximadamente 10 mil pessoas de 127 países, a cidade-sede se prepara com praças esportivas, navios e hotéis para hospedagem e muitos passeios culturais. Com mais de 190 pessoas, a delegação brasileira embarcou nos dias 26 e 30 de junho para competir em sete modalidades: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei.

Apesar da 30ª edição ter Napoli como cidade-sede, os jogos também serão realizados em Caserta e Salerno e contemplam, além das sete modalidades já citadas, basquete, esgrima, ginástica rítmica, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela.

O Brasil está no grupo B feminino junto com Alemanha, China e Ucrânia. Os jogos serão transmitidos pela ESPN e pelo Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). No masculino: Brasil, França, Itália e Alemanha.

O voleibol masculino Universitária do Brasil poderá contar com o central Renan Michelucci, atual campeão da Superliga pelo Taubaté. “ Neste momento estou em Salerno e viajo amanhã para Nápoles na abertura do evento”, comentou Cubano. (Com informações da CBDU).

Em menos de duas semanas, Napoli será o palco principal do maior evento esportivo universitário do mundo.
A partir do dia 3 de julho, a Universíade de Verão 2019 contará com:
5971 atletas
2936  hóspedes nos navios
1247 atletas inscritos no atletismo
1000 intérpretes na cerimônia de abertura
649 nadadores
170 pessoas na delegação brasileira
222   medalhas
127 países
70     anos de FISU
30ª edição
18 esportes
12 dias de competição
1 evento
Fonte: FISU

www.aloesporte.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui