O Tocantins está participando nesta semana com atletas de xadrez e natação da Seletiva da Gymnasiade 2022, em Aracaju, iniciada no dia 7 de março, e entra na sua última semana de competições, prosseguindo até a quinta-feira. São atletas enviados pela Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE).

As disputas de Xadrez começaram na última segunda-feira, tendo como palco o auditório do Hotel Arcus, em Atalaia, Aracaju (SE). A competição de Xadrez encerra-se na tarde do dia 30, com a premiação.


As disputas da Natação foram iniciadas, nesta terça-feira (29), e as provas estão sendo realizadas, no Parque Aquático, da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju.
Os vencedores de cada modalidade formarão as seleções brasileiras, que representarão o Brasil na competição internacional, que acontece no mês de maio na Normanda/França.


Xadrez
Na modalidade de xadrez, o Tocantins tem o técnico Albatenes Francisco da Silva comandado a equipes composta pelos atletas Maria Eduarda Monção Fonseca (15 anos), Clarysse De Souza Santana (15 anos), ambas do Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz. Matheus de Souza Brito (15 anos), do CEM Santa Rita de Cássia, Matheus José Ferreira Viana (16 anos), Colégio da Polícia Militar do Tocantins II unidade, Paulo Ricardo Cardoso do Nascimento (16 anos), Ana Clara Cunha Miranda (15 anos), do Instituto Federal do Tocantins.

Segundo o técnico Albatenes Francisco da Silva, é uma boa oportunidade dos jovens estarem aprendendo e tendo outra visão a respeito da modalidade. E com isso, motivando cada um deles a estudar e praticar mais a modalidade e também servindo de incentivo para os outros atletas que queriam iniciar na modalidade de xadrez.
“Creio que está sendo de muito aprendizado para todos os enxadristas do Estado e serve de motivação e perceber o que falta para evoluir. O xadrez necessita de estudo teórico e colocar em prática para elevar seu nível” ressaltou o treinador dizendo que esta competição serve ainda como grande bagagem de conhecimento.


Natação
A natação tem o comando do professor George Carlo Lino da Silva e com a participação de nove atletas, sendo nove de escola pública e uma de entidade particular (privada).
“Nossa expectativa na competição é que os alunos possam perceber no esporte um caminho para uma vida saudável aliado a uma educação com qualidade.”, disse o professor.
“O esporte envolve não apenas competições e títulos, mas disciplina, perseverança e muito treino. “Gostaria de agradecer imensamente ao Presidente da FTDE, Lécio Guimarães pelo apoio ao esporte educacional”, comentou o aluno Richard Ferreira Monteiro, da Escola Estadual Girassol Rachel de Queiroz.
A delegação da natação é composta por 12 integrantes, sendo dez atletas (nove no masculino e um no feminino), dois técnicos, um no masculino e um no feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui