Árbitros participam e falam do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira

Os árbitros Marcos Mateus de Sousa e Tarcísio Nascimento Matos fazem um balanço da participação deles sobre o Curso do Projeto Renovação Arbitragem Brasileira (PRAB), realizado na cidade de Águas de Lindóia (SP), no Resort Oscar Inn), cada um em uma data diferente.

Vale destacar que são dois árbitros indicados pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), por meio da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF), para representar o Tocantins no referido curso.

Durante o Programa de Renovação da Arbitragem, os árbitros participaram de palestras, orientações, análise de vídeos, trabalhos em equipe e testes físicos e práticos.

Tarcísio Matos

Para Tarcísio Matos foi um grande aprendizado nesses dez dias de curso e convivência intensa. Segundo ele, pode perceber erros e acertos tanto em campo como no convívio social.

Matos conta que trabalharam os quatro pilares de forma bem clara nas situações de campo e de convivência: Pilar Físico no campo de jogo com deslocamentos em velocidade, deslocamento lateral e de costas, posicionamento com linha de visão aberta.

Pilar Técnico em situações de estresse no campo de jogo com jogadas de dentro ou fora, contra ataques rápidos, diagonais variáveis, saída de bola, controle de jogo que tivemos que ter auto controle e saber lhe dar com situações problemas, situações essas muito parecidas com as que encontramos no meio do futebol em que somos muitas vezes cobrados ao extremo e nunca tendo o reconhecimento adequado dos acertos.

“Por fim tenho apenas a agradecer a toda a comissão de arbitragem em especial ao senhor Sérgio Correia e aos instrutores que nos disponibilizaram todo esse aprendizado que vai sem dúvida alguma agregar muito ao nosso crescimento dentro de campo como árbitro e fora de campo como ser humano social”, finalizou Tarcísio Matos, qyu participou do PRAB de 16 a 25/11/2021.

Perfil
Nome: Tarcísio Nascimento Matos
Apelido: Não possuo
Onde nasceu: Tocantinópolis (TO)
Data de nascimento:22/12/1986
Idade: 35 anos
Quando começou a apitar: 2014
Se inspira em quem: Raphael Claus
Onde pretende chegar na arbitragem: Costumo dizer que essa expressão “PRETENDE CHEGAR” é relativa pois sempre vivemos em evolução… Espero apenas sempre estar em constante evolução progressiva.

Marcos Mateus

Para Marcos Mateus participar do PRAB foi uma das maiores conquistas que um árbitro em ascensão poderia ter. Segundo ele, ao longo dos dez dias em que ficaram em processo de imersão total, foi um momento único de novos aprendizados e treinamentos intensivos, trabalhos teóricos e práticos, tendo também avaliações habilitadoras. Além disso, estavam sendo monitorados de perto pelos melhores instrutores de arbitragem do Brasil, sob a batuta, de Sérgio Corrêa, além de um time com Antônio Pereira, José Moccelin, Márcio Verri, Luiz Martinuccio, Cláudio Soares, Cleydi Mary, Monção, Corrale e Raimundo Lopo.

Os citados acima faziam um feedback pós atividades, enfatizando onde poderíamos melhorar diante dos níveis de exigências que a confederação propunha.
“Fomos amparados também pela psicologia esportiva, equipe comandada pela Dra Marta Magalhães, onde fomos avaliados em todos os quesitos que envolvem o pilar mental dentro e fora do campo de jogo”, destacou Mateus.

No pilar físico, estavam sob responsabilidade do campeão Panamericano e Mundial no salto triplo, o irreverente cubano Jorge Reina, que comandava os prabianos em suas performances físicas.
“Contudo, não poderia deixar de citar a grande novidade do PRAB 8, o VAR, a vivência com a tecnologia foi incrível, experiências e nível de exigência altíssimo, protocolos definidos claramente, sendo este início para uma futura homologação dos participantes junto CBF e posteriormente a FIFA”, agradeceu Mateus, que fez o curso no período de 25 de novembro a 4 de dezembro.  http://www.ftf.org.br/noticias-1827-arbitros-tocantinenses-falam-do-programa-de-renovacao-da-arbitragem-brasileira-realizado-no-interior

Perfil
Nome: Marcos Mateus de Sousa
Apelido: Marcos Mateus
Natural: Nova Lima (MG)
Data de nascimento: 13/07/1991
Idade: 30 anos
Se inspira em quem:
Héber Roberto Lopes
Fábio Pereira
Alisson Sidnei Furtado
Edilson Frazão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui