ATLETISMO NA VEIA

“Superação, união, amizade e companheirismo” foram os sentimentos vividos pela Delegação do Atletismo do Tocantins, nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs 2021, realizado no Rio de Janeiro no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2021.

Composta por um grupo formado por 45 pessoas sendo 37 alunos e 8 professores, a Delegação foi surpreendida por dificuldades de transporte, hospedagem e alimentação nos primeiros dias do evento, competência esta da Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE, entidade organizadora do evento no ano de 2021.

No entanto, gostaríamos de destacar os excelentes resultados obtidos pelos alunos na competição: A paratleta Gabriela Gomes Tavares, do Colégio Estadual João D ‘Abreu, de Dianópolis, trouxe na bagagem 4 medalhas, sendo 02 de ouro e 02 de prata, 03 destas conquistadas nas provas do atletismo adaptado e uma no revezamento integrado.

O atleta Kaysson Cardoso, também do Colégio Estadual João D ‘Abreu, de Dianópolis conquistou a medalha de bronze no arremesso do peso adaptado.

A atleta Hanysabel Montel Silva, do Colégio Estadual São José Operário de Paraíso do Tocantins e a Atleta Gabriela Gomes Tavares, em composição do revezamento 5×80 conquistaram a prata. (foto)

No salto em distância o atleta João Lucas (foto), da Escola Estadual Profª Augusta Vaz, de Combinado alcançou a 4º Colocação da prova.

Com a marca de 4,37m a atleta Stephany Moreira Rodrigues da Escola Estadual Maria dos Reis de Palmas, alcançou a 7º colocação, numa prova com 39 competidoras.

Com o tempo de 00’48”95, obtivemos o resultado inédito para o Tocantins, com a 5ª colocação geral no Revezamento 5x80m, composta pelos atletas, Miguel Antônio dos Santos, do Colégio Estadual de Itacajá, Felipe da Silva Brito, do Colégio Estadual de Lavandeira, João Lucas Oliveira Silva, da Escola Estadual Profª Augusta Vaz, de Combinado, Gabriel Pereira Santos, do Colégio Estadual Ernesto Barros, de Colinas e Arthur de Sousa Cruz (foto), da ETI Almirante Tamandaré, de Palmas.

Destaque especial a iniciativa dos professores Gilmar Matos, da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo de Palmas, e do Professor Cristian Enderle, do Colégio Estadual David Barbosa Rolins, de Marianópolis, que organizaram e treinaram os garotos 30 minutos antes da prova, uma vez que todos os meninos residem em municípios diferentes e não tiveram a oportunidade de se encontrar.

Rita Claudia de Oliveira prof de Educação Física (acima) com os atletas/alunos durante os Jogos escolares Brasileiros (JEB´s), no Rio de Janeiro -Fotos: Divulgação

Importante destacar também o trabalho dos Professores Rone Jonathan de Melo, de Combinado, que em 2019 já teve um atleta alcançando a 5ª colocação no salto em distância nos Jogos Escolares da Juventude realizado em Blumenau e do Professor Rogério Borges, Colégio Estadual João D ‘Abreu, de Dianópolis pelos expressivos resultados obtidos por seus alunos no atletismo adaptado, não só nos JEBs 2021, como nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo.

Rita Claudia de Oliveira prof de Educação Física

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui