Tocantins conquista 13 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros no Rio

Os Jogos Escolares Brasileiros 2021 chegaram ao seu final no último dia 4 de novembro, e a delegação do Tocantins volta com a bagagem mais pesada, foram 13 medalhas conquistadas nos 7 dias de jogos na Cidade Olímpica no Rio de Janeiro. A edição 2021 dos jogos marca a volta da maior competição escolar do país, que não acontecia desde 2004.

Time de futsal da Escola Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis, conquista medalha de bronze na série prata – Foto: Divulgação Dicom Seduc/Governo do Tocantins

 

Garotas Indígenas da Escola Estadual Indígena Mãtyk

Além das medalhas, os alunos levam para casa várias experiências, para muitos a emoção de sair de sua cidade pela primeira vez e claro a emoção de conhecer o mar. As meninas indígenas estudantes-atletas do time de Futsal da Escola Estadual Indígena Mãtyk, de Tocantinópolis mesmo sem ter estrutura, conseguiram um feito histórico na disputa pelo Bronze vencer a equipe do Paraná na prorrogação e levar a medalha. Outras modalidades apesar de não subir ao pódio também se destacaram nos jogos.

Confira a avaliação do presidente da FTDE

Para o presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), Lécio Guimarães,o Tocantins teve uma participação bastante positiva, tendo em vista que grande parte dos atletas estavam sem treinar e competir em virtude da pandemia. Segundo o presidente, o objetivo agora é realizar o planejamento estratégico da entidade é organizar o calendário da Federação da FTDE 2022 que vai ser focado em Cursos de Capacitação, Arbitragem e Competições.
“Acredito que no espaço de 3 a 4 anos consigamos estar entre as principais forças do Desporto Escolar da Região Norte”, explicou o presidente Lécio que foi homenageado pelo presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho (foto).

Conquista de 13 medalhas

Atletismo 5 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)
Ciclismo 2 medalhas (1 de prata e 1 de bronze)
Karatê – 1 medalha de prata
Taekwondo – 1 medalha de bronze
Vôlei de praia – 1 medalha de ouro (série cobre)
Futsal feminino – 1 medalha de bronze (série prata)
Basquete feminino – 1 medalha de prata (série bronze)
Vôlei feminino – 1 medalha de ouro (série bronze)

Outros resultados

Além dessas medalhas, o Tocantins conquistou resultados inéditos em algumas categorias do Atletismo, como por exemplo, a 4ª colocação no Salto em distância pelo estudante João Lucas Oliveira, da Escola Estadual Professora  Augusta Vaz, de Combinado; 5ª colocação geral no Revezamento 5x80m pela equipe composta pelos atletas João Lucas Oliveira, Miguel Antônio dos Santos, do Colégio Estadual de Itacajá, Felipe da Silva Brito, do Colégio Estadual de Lavandeira, Gabriel Pereira Santos, do Colégio Estaual Ernesto Barros, de Colinas e Arthur de Sousa Cruz, da ETI Almirante Tamandaré, de Palmas.

Nos JEBs 2021, a delegação tocantinense contou com 259 integrantes, entre atletas e  comissão técnica e competiu nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação, Tênis de mesa, Futsal masculino e feminino, Basquete masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino, Vôlei de praia, Taekwondo, Karatê, Wrestling e Xadrez. (https://www.to.gov.br/seduc/noticias/tocantins-encerra-participacao-nos-jogos-escolares-brasileiros-com-13-medalhas/3bnojxegn9ev)

(fonte: https://www.facebook.com/desportoescolarto) – https://www.facebook.com/desportoescolarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui