Partida final do Campeonato Estadual Amador de Futebol foi entre Rio dos Bois e Bela Vista Cachoeirinha – Fotos: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador vai criar a Secretaria do Esporte; O que dizem os dirigentes

Extinta em janeiro de 2016, pelo ex-governador Marcelo Miranda, a Secretaria Estadual de Esporte, que na época as suas atividades foram incorporadas à Secretaria da Educação deverá voltar e ter vida própria. É que após cinco anos de sua extinção deverá ganhar novamente sua denominação de Secretaria Estadual do Esporte.

No último domingo (30), quando prestigiou a final do Campeonato Tocantinense de Futebol Amador da FTF, entre Bela Vista 3 x 0 Rio dos Bois, em Cachoeirinha do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa admitiu e afirmou que vai criar novamente a Secretaria Estadual do Esporte.

Em seu discurso à população, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a criação da Secretaria Estadual do Esporte

Criação da Secretaria Estadual do Esporte

De acordo com matéria no site da Secom, em seu discurso à população, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a criação da Secretaria Estadual do Esporte. “Nós fizemos uma reunião importante ontem, e discutimos o esporte e como prêmio a esse grande evento, nós vamos criar a Secretaria Estadual de Esportes. Vamos incentivar e ajudar o esporte no Tocantins. Parabéns a vocês atletas campeões, a Rio dos Bois, ao esporte tocantinense. Só quero dizer que estou feliz em estar neste momento com vocês vivendo o esporte. Parabéns ao esporte tocantinense, ao nosso futebol e ao povo do nosso Estado”, afirmou.

O que dizem os dirigentes

Federação Tocantinense de Futbol (FTF) – Superintendente José Wilson Soares

José Wilson Soares disse que em nome da FTF, o meio futebolístico estava muito feliz pela ótima notícia anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa, quando esteve prestigiando a final do Tocantinense Amador na cidade Cachoeirinha do Tocantins. Segundo Soares, ele já esperava esta atitude do governador de recriar a Secretaria Estadual do Esporte.

“Eu já esperava essa atitude do Wanderlei Barbosa, que é um desportista nato, gosta de futebol e do esporte em geral. Tenho absoluta certeza que a partir de agora o esporte será tratado de forma diferente, pois o futebol é coisa séria e faz um social super importante para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Wanderlei jogou por vários anos no futebol do estado e sempre soube tratar todo mundo” ressaltou Soares.

O dirigente destacou ainda a certeza de que quando ele assumisse um função executiva o esporte seria tratado de outra maneira, pois sempre foi uma pessoa abnegada e que ama o esporte. “Creio que como acabou de assumir o cargo de governador do estado irá tratar o esporte com carinho, seriedade como sempre o fez na sua vida bem antes da política.
“Parabéns, Wanderley Barbosa espero que dê certo e que vossa excelência possa colocar pessoas do ramo para ajudar a desenvolver o nosso esporte, em especial, o futebol que gera empregos, renda ao pipoqueiro, ao cara que vende picolé, a lavadeira, os restaurantes, transportes, enfim, tudo que cerca a área. Tenha grande sorte meu amigo com fé e vai dar tudo certo”, agradeceu Soares.

Presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (FAETO) – Luiz Roberto

Para o presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (FAET), Luiz Roberto, é com grande alegria que ele recebe a notícia e frisa que é importante sim a criação da Secretaria Estadual do Esporte para gerar incentivo e recurso ao esporte visando tirar os jovens das ruas e da área de risco, como vem fazendo sua federação juntamente com a Associação de Pais e Amigos da Natação do Tocantins (APANAT).
“Creio que se a Secretaria está sendo criada com estas intenções como é a fala do atual governador será de muita valia para nos ajudar. Contamos com estas intenções. Isso vai beneficiar toda a classe que não tem condição de estar participando de eventos e competições por falta recursos. Isso vai ser muito importante”, destacou Luiz Roberto.

Federação de Judô do Estado do Tocantins (FEJET) – Tom Pacheco

O presidente da Fejet, Tom Pacheco, ele ressalta que cada real investido no esporte economiza R$ 5 reais ou mais na área da educação, saúde, segurança. Lembra que ainda que uma federação realiza um determinado evento, enche os hotéis, ajuda na economia das cidades e o esporte trás benefício à sociedade em geral. “Ajuda principalmente na proteção da saúde contra sedentarismo, diabetes, obesidade, e a atividade física é fundamental”, explicou.
Tom Pacheco destaca ainda que uma Secretaria de Esporte poderá buscar recursos no Ministério de Esportes, em Brasília (DF), e ter uma equipe especializada, não só para o futebol, e pensar em todas as modalidades.
“Que esta fala do nosso governador Wanderlei Barbosa seja abençoada e o esporte precisa desta ferramenta que vai ajudar as outras áreas como citei acima”, comentou o presidente da Fejet.

Federação de Karatê do Estado do Tocantins (FKET) – Jocivaldo Dias Cardoso


O presidente da Federação de Karatê do Estado do Tocantins (FEKTO), Jocivaldo Dias Cardoso, disse que está muito feliz por esta ideia do governador da criação novamente da Secretaria, mas alerta que isso deva ser feito, pois um estado tão grande em suas dimensões como Tocantins não poderia continuar como hoje sendo atrelado à Secretaria de Educação. Para ele, é preciso sim que a Secretaria do Esporte seja criada com vida própria e o gestor que vier a ocupar o cargo maior possa ter liberdade e autonomia de poder tocar a pasta, mas com dinheiro.
“Penso que será a grande oportunidade se criar a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, a secretaria possa realizar convênios com as federações que estejam em dia com suas documentações”, comentou.

O dirigente parabeniza a iniciativa do governador, mas espera o secretário que venha a comandar o esporte do estado seja alguém da área e que tenha conhecimento.
“Não adianta criar a secretaria e colocar alguém que não entenda da área, pois a secretaria vai fomentar todas as modalidades esportivas. Assim espero e torço”, finalizou.

Coordenador da Associação de Canoagem Porto Nacional (ACPN),Wellington Aires

Para Wellington Aires, a criação da Secretaria Estadual do Esporte é fundamental, desde que pensem em políticas públicas para fomentar o esporte e não apenas uma coisa representativa somente o nome da Secretaria.
“Se ela não tiver as políticas públicas, recursos próprios para ações, não altera em nada o que vem vivendo o esporte há anos. Se tiver orçamento próprio e política voltada para o fomento como um todo, aí sim valerá a pena criar a Secretaria”, comentou o dirigente de Porto Nacional.

Para Aires é preciso também criar a Lei de Incentivo ao Esporte, e caso isso venha a ocorrer o esporte dará salto muito alto em termos de qualidade e condições principalmente para quem está na linha de frente das atividades do estado.
“É preciso pensar em horizontes melhores, pois no momento estamos andando a passos lentos. O Estado do Tocantins está defasado, em relação a outros, que possuem o Bolsa Atleta, pois seria uma forma de surgir novos talentos e a ajudar na manutenção do esporte em geral”, comentou Aires.

Federação de Automobilismo do Tocantins – Presidente Antônio Vieira (Tonhão)

O presidente Antônio Vieira, o Tonhão disse que ficou feliz com a notícia do ressurgimento da Secretaria Estadual do Esporte e torce para que dê certo, esta iniciativa de Wanderlei Barbosa.
“Torço para que o Esporte tome outro rumo do que a gente viu até agora. Fizemos inúmeros projetos para ajudar o esporte, sonhamos em concretizar, mas na hora H damos com burro na água. Espero que agora seja diferente com o Wanderlei, que ajudou a levantar bandeira do Projeto de Lei de incentivo ao Esporte”, lembrou Tonhão dizendo que o atual governador é o padrinho desta luta e espera que ele dê continuidade ao projeto, pois afinal, agora está com a caneta na mão.
“Wanderlei estou na torcida pela volta da Secretaria sim, mas agora a bola está com senhor. Espero que seja diferente de todos que estiveram por aí”, finalizou Tonhão.

Federação Tocantinense de Desporto Escolar – Presidente Lécio Guimarães

Para Lécio Guimarães, a Secretaria Estadual de Esportes é de fundamental importância para a implantação de políticas públicas eficazes para o crescimento e desenvolvimento do Esporte em todas as suas manifestações!
“Investir no Esporte é sinônimo de avanço social nas diversas áreas da sociedade de uma população, pois o mesmo promove transformações extremamente positivas na formação de seus praticantes”, destacou o presidente da FTDE.

 

Federação Tocantinense de Desporto Universitário – Armando Cabrera

“É com grande satisfação que recebi a notícia, dos estudos por parte do governo do estado sobre a volta da Secretaria Estadual de Esportes, devido aos grandes avanços obtidos pela Secretaria no esporte estadual e nacional e sendo a melhor forma de gerir as políticas esportivas, por meio de projetos e apoio às federações e associações e ter uma referência no estado, para gerir o esporte tocantinense”, comentou o Cubano.

Federação de Atletismo do Tocantins – Presidente Maurício Rocha

Segundo Maurício Rocha, uma pasta como a do esporte, que sempre vai ter suas manifestações entre as mais importantes políticas públicas, tende a inibir o desenvolvimento se não for detentora de uma secretaria de estado.
“Não há município no estado que não tenha manifestação local no esporte, e os eventos de cunho esportivo são sempre dos mais importantes. É natural que com toda essa dimensão, os desportistas esperem que a pasta do esporte tenha uma secretaria de estado para apresentar demandas para manutenção e desenvolvimento”, destacou o presidente.

Federação Tocantinense de Futsal (FTFS) – Nei Oliveira

Nei Oliveira disse que este assunto é muito delicado, mas acha positivo, porém, se a Secretaria tiver independência financeira e administrativa. Caso contrário, se não tiver, é preferível que fique atrelada a Educação, mas também com o Superintendente tendo liberdade para trabalhar e usar os recursos para o Esporte. “É assim que eu penso”, disse o presidente da FTFS.

Murilo Klebis – Presidente em exercício da Federação Tocantinense de Basketball

“É com grande expectativa e entusiasmo que a Federação Tocantinense de Basquetebol (FTB) e amantes do esporte recebemos a noticia das pretensões do governador Wanderlei Barbosa em criar a Secretaria Estadual do Esporte. É de fundamental importância para o desenvolvimento do basquete e de outras modalidades esportivas, seja coletiva ou individual e que tenhamos uma secretaria especificamente para tomar conta do esporte, seja amador ou profissional”, destacou.

Segundo o dirigente, o tratamento do esporte de forma direta em nível estadual deve alavancar como um todo não só Palmas, mas as cidades do interior do Tocantins, visto que parcerias entre instituições esportivas, clubes, projetos sociais de cunho esportivo deverão acontecer e o resultado principalmente vai beneficiar as crianças e adolescentes, pois o esporte ajuda a cuidar, disciplinar, e criar bons valores que carregamos por toda vida.
“Parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa pela iniciativa e nós do basquetebol apoiamos esta iniciativa”, comemorou o presidente em exercício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui