Cadê Gil Bala campeão pelo Palmas e que ajudou Araguaína subir para Série C

Natural da cidade de Tianguá, no Ceará. Nasceu no dia 28/03/1980 (41 anos). Estamos falando de Francisco Giliard de Souza, o centroavante conhecido no futebol como Gil Bala, fez história no futebol tocantinense. Ele fez parte do elenco do Araguaína no acesso à Série C de 2010 (correção de informação no final da matéria).

Também marcou seu nome no Palmas Futebol e Regatas, em 2007, ajudando o tricolor a conquistar o título daquele ano. Foi vice-campeão Tocantinense 2008 pelo Gurupi e pelo Tocantinópolis (2012). Afinal de contas, por onde anda. Cadê você, Gil Bala! https://aloesporte.com/?s=moacri+

Atacante Gil Bala no Estádio Gauchão
Atacante Gil Bala no Estádio Gauchão, na final contra o Araguaína de 2007 – Foto: Arquivo Pessoal

Trajetória

Gil Bala conta que deixou sua cidade natal de Tianguá, onde iniciou a carreira na base,  e foi para Fortaleza para jogar no Ferroviário. Na Capital atuando pelo Tubarão da Barra, o Ferrim foi vice-campeão Cearense, em 2003 . Neste campeonato teve o gol escolhido o mais bonito pelo Fantástico, da Rede Globo.

Saindo do Ferroviário,  partiu para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no ano de 2004. Lá, Gil Bala, foi campeão do Torneio Início em cima do América de Natal.  Logo depois foi para o Parnaíba onde foi campeão e artilheiro do clube. “Esses foram  apenas os clubes de início,  de uma história  de 15 anos pelo futebol, mas que encerrei a carreira como jogador profissional em 2015, por conta de lesão”, explicou o artilheiro.

Filho Gil Bala, o atacante Paulo Roberto
Filho Gil Bala, o atacante Paulo Roberto atuando pelo Flamengo do Rio de Janeiro – Divulgação

Ainda como jogador rodou por vários clubes no País e no Exterior. “Meu filho hoje joga na base do Flamengo, no Rio de Janeiro, há dois anos. Ele tem 15 anos. Antes havia sido foi tricampeão pelo Fortaleza”, destacou. O filho Paulo Roberto vai completar 16 no próximo mês de maio. Tem 1.82 de altura.

Técnico de futebol

Deixando as quatro linhas como jogador optou em ser treinador para passar seu conhecimento. Hoje Gil Bala atua como técnico de futebol da base, mas no profissional na sua cidade Tianguá foi campeão Cearense Série C, em 2016. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiangu%C3%A1 (cidade de Tianguá/CE)

Futebol Tocantinense

Gil Bala disse que chegou ao futebol tocantinense no ano de 2005. E logo na sua chegada ao Palmas ajudou o clube a não ser rebaixado. Nesta época ele conheceu o dirigente do Palmas, Lindner Primo, ao qual fez elogios e disse que até hoje troca informações com o amigo que el considera grande profissional coisa rara nos dias de hoje no futebol, segundo ele. Depois disso, Gil Bala saiu e foi jogar em outros locais. Mas em 2007, retornou ao palmas e ajudou o Tricolor a conquistar o título de 2007 em cima do Araguaína.

2007 – 1º Jogo 24/06/2007

Palmas 1 x 0 Araguaína

Local: Estádio Nilton Santos (Palmas)

Público: 6.189 torcedores

Árbitro: Jânio Pires

Gol: Moacri 13′ do 2º tempo

Expulsões: Rodrigo Melo e Paraguaio

2º Jogo 01/07/2007 – Araguaína 1 x 1 Palmas

Local: Estádio Gaúchão (Araguaína)

Público: 6.283 torcedores

Árbitro: Adriano de Carvalho

Gols: Leandro César 34′ do 1º; Valdo 31′ do 2º

Expulsões: Adson (ARA) e Gil Bala (PAL)

Araguaína: Anderson, Adson, Marraquete, Rogério (Paulão) e Leandro César; Adenísio, Fernando, Clayff e Ismael (Thássio); Wagner (Gibi) e Ivo. Técnico: Sérgio Belfort

Palmas: Leandro Lopes, Gilmar, China, Moacri e Ronaldo; Mezaque, Alysson (Sandro Maranhão), Rodolpho (Gabriel) e Valdo; Gil Bala e Joãozinho. Técnico: Roberto Oliveira.

Já no ano de 2008 foi jogar pelo Gurupi Esporte Clube, mas no Camaleão do Sul amargou o vice-campeonato perdendo a final para o Tocantins de Palmas ( 0 x 1) e ( 0 x 0).

Acesso

Gil Bala lembra com orgulho que vestiu a camisa do Araguaína no acesso à Série C em 2010 – https://aloesporte.com/57073-2/  – o Tourão do Norte, ainda, é o único clube do futebol tocantinense a conquistar o acesso a uma divisão de acesso do Brasileiro.

Diferente da informação repassada pelo ex-jogador Gil Bala, ele não esteve no acesso do Araguaína em 2010. Disse que se confundiu na data e repasse da informação e que ajudou o Araguaína a subir da Segunda para a Primeira Divisão em 2013. O time foi vice-campeão perdendo a final para o Tocantins de Miracema.

Tem ainda um vice-campeonato defendo as cores do Tocantinópolis em 2012 diante do Gurupi.

 

Bate-pronto

Qual foi o melhor time que viu jogando Tocantinense?

Palmas Futebol e Regatas (2007). Não me recordo o elenco, mas era um elenco excelente de jogadores.

Qual foi o melhor jogador que viu jogando no Tocantins?

Me coloco no meio (Gil Bala), Moacri, Valdo https://aloesporte.com/53599-2-por-onde-anda-o-meia-valdo-acostumado-a-ganhar-titulos-pelo-interporto-e-palmas/ e Sandro Maranhão

Qual era o time chato de se enfrentar na época? 

Araguaína Futebol e Regatas

Qual o melhor juiz de futebol que viu no Tocantins?

Vi muitos. Mas eu considero o Mariano Costa (que mais se destacava). https://aloesporte.com/54969-2/

Qual o melhor campo para jogar no Tocantins? 

Sem dúvida, o Estádio Nilton Santos (Palmas).

Qual era o pior campo para se jogar no Tocantins?

Na minha época era o Estádio de Miracema (Castanheirão).

Qual o melhor treinador de futebol que viu no Tocantins?

Para mim foi o Everaldo Bezerra (já falecido).

Perfil
Nome: Francisco Giliard de Souza
Apelido: Gil Bala
Natural: Tianguá (CE)
Data de nascimento: 28/03/1980 (41 anos)
Casado
Filhos: 4
Posição: Centroavante
Altura: 1,75
Ídolo: Ronaldinho Gaúcho

Times que jogou
Tocantins
Palmas
Araguaína
Gurupi
Tocantinópolis

Ceará
Ferroviário (CE)
Tiradentes (CE)
AÇU (CE)
São Gonçalo do Amarante (RN)
Campinense (PB)
Parnaíba (PI)
4 de ulho(PI)
Bacabal (MA)
Cordino (MA)
Santa Quitéria (MA)
Imperatriz (MA)
União São João (SP)
Portuguesa Santista (SP)

Fora do Brasil
Desportivo Azogues (EQU)
Veitnã – Tiêtiê e Roshymi

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui