Cinco equipes vão disputar o Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão

Cinco equipes vão disputar o Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão 2020, conforme tabela divulgada nesta quarta-feira (2), pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Vão brigar por duas vagas à elite do futebol estadual, as equipes do Tocantins de Miracema, Taquarussú (Palmas), Gurupi, Alvorada e Araguaína. O campeão e vice-campeão garantem vaga na Primeira Divisão de 2021.

A primeira rodada ocorrerá no dia 1º de novembro: Tocantins de Miracema x Taquarussú (Estádio Castanheirão) e Gurupi x Alvorada (Estádio Resendão). Folga na primeira rodada a equipe do Araguaína. (Ver tabela abaixo).

Segunda Divisão do Tocantinense 2019
Jogadores e Comissão Técnica do Capital FC comemoram debaixo de chuva o título de Campeão Tocantinense da Segunda Divisão – 2019 – Foto: João Lino Cavalcante/Divulgação

Regulamento/Fórmula de disputa
De acordo com a resolução, o início da competição será no dia 1º de novembro, desde que, neste período, estejam liberadas pelas autoridades governamentais e sanitárias competentes a realização do certame.

O Campeonato será disputado em duas fases, sendo que na 1ª fase as cinco equipes jogarão entre si, conforme tabela, apenas em jogos de ida, dentro do Grupo “A” e somatória de pontos, classificando-se para 2ª fase, as duas associações que somar o maior número de pontos ao final da 1ª fase.

Já na 2ª fase (Final) as duas equipes classificadas na 1ª fase, decidirão o título em jogo único, dentro do Grupo “B”, com mando de campo do 1º colocado, para definição do título de campeão.

FTF
O vice-presidente da FTF, José Wilson Soares, disse que apesar de ter cinco equipes na disputa, o mais importante não é quantitativo, e sim fazer acontecer o futebol no Estado. Ele ressalta que as principais cidades do Tocantins estarão sendo representadas no certame como Palmas, Miracema, Gurupi, Alvorada e Araguaína.

Outra boa notícia é que a CBF autorizou a FTF a celebrar os contratos com os clubes de apenas 30 dias, sendo que o normal seria três meses, mas nesse período de pandemia liberou para que a entidade pudesse realizar o certame. “Certeza que vai ser um bom campeonato e a intenção é realizar o evento durante um mês e, com isso, amenizar as despesas dos clubes”, ressaltou.

Vale destacar ainda que a FTF assumirá o pagamento da arbitragem, delegados, representantes e sua logística e concederá ainda 50% de desconto das demais taxas/tarifas em favor da Federação.

Soares destacou que neste momento o importante realizar a Segunda Divisão e dando oportunidades aos jogadores, treinadores, gerando renda, pois o futebol gera emprego, renda para rede hoteleira, transporte, alimentação, para o pipoqueiro, o sorveteiro. Ele lembrou ainda que em Goiás, a Federação Goiana vai realizar a Segunda Divisão com quatro times. “É a realidade de agora. Então o mais importante e dar o pontapé inicial e fazer acontecer o futebol”, finalizou.

Segunda Divisão do Tocantinense 2019
Jogadores e Comissão Técnica do Capital FC comemoram o título de Campeão Tocantinense da Segunda Divisão – 2019 – Foto: João Lino Cavalcante/Divulgação

Todos os campeões
Esta é 12ª edição da competição, que começou em 2009. Confira todos os campeões. Interporto (2009), Guaraí (2010), Tocantins de Palmas (2011), Araguaína (2012), Tocantins de Miracema (2013), Guaraí (2014), Tocantins Miracema (2015), Sparta (2016), Araguaína (2017), Atlético Cerrado (2018) e Capital FC (2019).

Regulamento Específico Profissional 2ª Divisão 2020 (1)

www.aloesporte.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui