Palmas – Jogo final do futebol entre Xerente e Bolívia ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cadê Dorabel Souza o cronista esportivo e técnico campeão mundial dos Povos Indígenas pelos Xerentes

Campeão Mundial de Futebol masculino comandando a etnia Xerente nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que ocorreu em Palmas, em outubro de 2015. Cronista Esportivo tocantinense desde a década de 80. Treinador de futebol do Miracema Esporte Clube e do Tocantins. Estamos relembrando a história do desportista Dorabel Esteves de Souza. Mas afinal, por onde anda Dorabel Souza. Cadê você? https://aloesporte.com/categoria/cade-voce/

 

Pessoal
Natural de Cascalho Rico, no Triângulo Mineiro – https://pt.wikipedia.org/wiki/Cascalho_Rico, Dorabel Souza, nasceu no dia 11 de agosto de 1944. Hoje está com 76 anos. É divorciado e pai de seis filhos, sendo que a última tem 8 anos e é Xerente. Dorabel é aposentado, mas segue como cronista esportivo na Rádio Miracema FM. Atualmente está fazendo tratamento de saúde, um problema na próstata, mas mora em Miracema.

Trajetória
Dorabel de Souza começou sua trajetória na crônica esportiva tocantinense na Rádio Cultura de Miracema, no dia 27 de janeiro de 1986. Segundo ele, antes de trabalhar com programa esportivo, fazia programação variada. Começava das 5 horas às 8 horas (Programa Sertanejo). Depois das 10 às 11 horas (música popular e internacional). E das 11 horas às 12 horas, aí sim fazia o que mais gostava, que era falar de esporte.

cronista esportivo
Pela Rádio Miracema FM: Dorabel, Teodoro, Paulinho, Ruguivam Gomes, e Tonny Lyus – Arquivo Pessoal

Em Miracema, desde que ingressou na crônica esportiva, Dorabel Souza disse que trabalhou na Rádio Cultura de Miracema. Rádio Anhanguera e depois a Rádio Jornal, que na verdade, eram a mesma emissora, apenas os nomes que foram trocados com o tempo.

Dorabel Souza recorda que na década de 80, fizeram a transmissão de um amistoso entre Miracema EC x Seleção Brasileira Master com presença de vários jogadores conhecidos da época. Hoje Dorabel está na Rádio Miracema FM.

Em 1980, teve uma enchente terrível que arruinou a cidade de Miracema. Segundo Dorabel Souza, o Vila Nova estava disputando alguns amistosos em Araguaína e aí ele conta que ajudou trazer o time vilanovense em Miracema e pagaram 120 milhões de cruzeiros. O atual técnico hoje do Interporto, Roberto Oliveira, esteve em Miracema neste jogo defendendo o Vila conta Dorabel. No mesmo ano, Jair Lima, diretor do Vila Nova levou o Miracema para jogar em Goiânia, no campo do OBA, e depois contra a seleção Goiana de Futebol.

Lembra também que foi técnico da seleção Tocantinense no Brasileiro Universitário em Miracema – Jogos Escolares.

Tem ainda no currículo, o título de campeão estadual de Juniores no comando do MEC na primeira edição realizada pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF), em 1992. Só não foi para a disputa da Copa São Paulo, pois a Federação Paulista de Futebol (FPF), não aceitava clube amador, só profissional. “Fomos campeões invictos dos Juniores Sub-18”, relembrou ele.

Técnico
Como treinador ele ressalta que começou a carreira em Goiânia. Disse ter sido convidado para comandar o Amador do Vila Nova, mas acabou recusando. No início de 1971 trocou por Goiânia pela cidade de Miracema, que na época pertencia ao Norte de Goiás. Aqui no Tocantins, começou a treinar a escolinha de Miracema depois passou por vários clubes, entre ele, os profissionais do MEC e do Tocantins.

Campeão Mundial
No currículo de Dorabel Souza consta a conquista do título Mundial de Futebol Masculino dos Mundiais dos Povos Indígenas comandando a etnia Xerente. Ele chegou à final masculina e levou o título diante dos bolivianos. No tempo regulamentar a partida terminou 2 x 2. Nos pênaltis, os Xerentes conseguiram vencer por 3 x 2 a Bolívia.

E foi vice no feminino, na final feminina, as Xerentes acabaram perderam o título para as canadenses. O jogo terminou em 0 x 0, mas nos pênaltis, as canadenses venceram por 3 x 1. Ao todo foram 60 times de 23 etnias brasileiras e oito seleções estrangeiras.

Interino na decisão por conta do estado de saúde do técnico Dorabel de Souza, internado após um princípio de infarto, Samuel Gomes da Silva, que auxilia a preparação física do time, dedicou a conquista ao mentor dos xerentes.
“O mérito é todo dele. Dorabel merece muito por ter uma parcela muito grande desta vitória. É um cara que se dedica, é de dentro da aldeia e é muito querido pelos xerentes”, elogia. (Informação Agência Brasil).

Bate-pronto
Qual o melhor time que vc jogou no Tocantins?
Palmas ficou entre os 8 da Copa do Brasil.

Qual o melhor jogador que viu jogando no Estado?
Tiãozinho Facundes, zagueiro do MEC.
Belziran – atacante que passou pelo MEC, Intercap, Palmas, Tocantins. https://aloesporte.com/conheca-a-carreira-de-belziran-autor-do-primeiro-oficial-do-palmas-e-o-que-ele-faz-hoje/

Falecido zagueiro Eugênio, que jogou pelo Palmas.

Qual melhor técnico que viu no Tocantins até hoje?
Roberto Oliveira que teve com Vila Nova como volante 1980. https://aloesporte.com/54520-2/

Qual time ou equipes que davam trabalho pra vc quando estava em campo?
O Gurupi Esporte Clube.

Qual o melhor juiz e assistentes que viu apitando no Tocantins até hoje?
Enivaldo Almeida. https://aloesporte.com/cade-enivaldo-ribeiro-um-dos-principais-nomes-da-arbitragem-tocantinense-na-decada-de-90/

Qual o melhor campo para jogar?
Nilton Santos

Qual foi o pior campo que vc jogou?
Colinas – Estádio Bigodão.

Perfil
Nome completo: Dorabel Esteves de Souza
Apelido: Dorabel Souza
Nasceu onde: Cascalho Rico (MG) – Triângulo Mineiro
Idade/Data de nascimento: 11/08/44 – 76 anos
Ídolo no futebol: Garrincha
Time Torce: Fluminense
Ídolo na Crônica Esportiva: Luciano do Valle

www.aloesporte.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui