Por onde anda a campeã e recordista brasileira de natação Camila Balasso

Por onde anda a campeã e recordista brasileira de natação Camila Balasso. Um dos principais nomes da natação tocantinense de todos os tempos, a campeã Brasileira de 200m livre e 400m medley (2001), recordista brasileira e paulista, onde defendeu as equipes da Hebraica (SP) e Corinthians. Por onde anda Camila Odebrecht Balasso, que sempre contou com apoio da família, o pai Ismar Edmar Lino (Balasso) e a mãe Edla Odebrecht.

Bem, hoje com 34 anos, segue morando em Araguaína, é casada e tem um filho. É professora de Educação Física no Colégio Santa Cruz de Araguaína, Personal Trainer no Nada Melhor Sport e professora na Faculdade da Unopar.

Pai Ismar Edmar Lino (Balasso) ao lado da filha Camila Balasso – Fotos: Arquivo Pessoal

Família
Camila conta que todo o sucesso conquistado na natação tem muito a ver com os pais que sempre estiveram apoiando e incentivando dentro e fora das piscinas. “Meu pai é minha mãe sempre estavam junto comigo em todo lugar. Quando morava fora do Tocantins cada campeonato importante era um que ia me apoiar e nunca estava sozinha”, destacou acrescentando que é difícil não existir pais que incentivam o esporte e nem crianças determinadas para isso. Talvez a criação sendo outra com outros objetivos.

Camila Balasso um dos principais nomes da natação tocantinense de todos os tempos, campeã Brasileira de 200m livre e 400m medley (2001), recordista brasileira e paulista – Fotos: Arquivo Pessoal

Trajetória
Iniciou na natação aos 3 anos e foi até 23. Neste período de 20 anos conquistou praticamente todos os títulos possíveis dentro da piscina. No Tocantins era “imbatível”, onde não sabe inúmeras a quantidades de medalhas e troféus que conquistou ao longo do tempo.

No ano de 1999 para 2000, foi morar nos EUA, onde permaneceu quatro meses treinando e ganhando bagagem para o restante da carreira. Camila destaca que no final do ano de 2000 participou de uma seleção feita pelo Ricardo Prado, considerado o maior nadador brasileiro da década de 1980. O objetivo desta seleção era selecionar nadadores de várias partes do Brasil para fazer parte da Equipe Hebraica (SP). E ela foi uma das selecionadas.

Neste período defendendo as cores da Hebraica conquistou inúmeros títulos como em 2001, campeã Brasileira e Paulista, além de outras medalhas de prata e bronze. Em 2004, foi convidada para defender a Equipe do Corinthians de Natação e aceitou. Lá no Parque São Jorge, Camila ficou cerca de um ano e também obteve várias conquistas.

Araguaína
No final de 2004 para 2005 retornou para a Araguaína e começou a se dedicar para nadar Travessias em Rio e Mar, vindo a especializar-se nos 5 km. Mas ela conta que em 2006 resolveu encerrar a carreira para se dedicar a outros sonhos como fazer uma Faculdade e assim o fez. “Não dava para conciliar as duas coisas, pois para nadar era preciso de muito treino e optei em fazer a faculdade”, explicou.

Terminou o Curso de Educação Física no ano de 2008 e de lá para cá começou a trabalhar profissionalmente no ramo, assim como seu pai e sua mãe que também são formados na área. “Amo o que faço hoje e segui a carreira dos meus pais, além de ser personal. Engravidei em 2018 e tive meu bebê no dia 27 de novembro de 2018”, finalizou a campeã.

Graduação
Camila Balasso possui graduação em Educação Física pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos ITPAC (2008). Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário UNIRG (2009). Graduada em Pedagogia de Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (2013). É professora de Educação Física no Colégio Santa Cruz de Araguaína e Personal Trainer no Nada Melhor Sport. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Inclusiva.

Perfil
Nome: Camila Odebrecht Balasso
Apelido: Camila Balasso
Idade/Data de nascimento: 34 anos (28/08/1985)
Natural: Londrina (PR)
Natação: Nadou de 3 a 23 anos
Principais conquistas: Títulos de Campeã Brasileira; recordista brasileira e paulista
Equipes: Nada Melhor Sport (Araguaína); Hebraica (SP) e Corinthians.

 

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui