Conheça a trajetória vitoriosa do dirigente Richard Sanches no campo e nas quadras

Vamos contar nesta edição uma história vitoriosa de um dos principais nomes de dirigentes esportivos do Tocantins, seja nas quadras ou nos campos. Estamos falando de Richard Sanches Martins, 42 anos, é 3° Sargento da Polícia Militar do Tocantins,natural de Bauru (SP), filho de Vera Ligia Sanches Martins,casado com a Professora de Educação Física Gulnara Silva de Freitas e pai da atleta de voleibol Lua Carolina de Freitas Sanches.

No futebol foi presidente do Palmas Futebol e Regatas (2013/2016), além de diretor de futebol do Interporto Futebol Clube até hoje. No futsal trouxe para Palmas o projeto da Escolinha de Futsal Falcão 12, além de muitos títulos pelo time de mesmo, em 2018, ajudou a dirigir o Porto Esporte Clube (nas quadras), no masculino e feminino, onde a equipe ganhou tudo.

Cadê Richard Sanches? Bem, ele continua morando em Palmas com sua família e trabalha na Polícia Militar do Tocantins e segue apaixonado pelo esporte, em especial, o futsal, futebol, e agora o voleibol, em razão muito simples: apoiando e acompanhando a filha que é jogadora de voleibol.

Trajetória
Sanches veio do interior de São Paulo, a cidade de Bauru, sua terra natal. Em 2003 começou a residir com a família em Palmas, onde foi conquistando a simpatia e amizade das pessoas e contribuindo de forma relevante com o esporte Tocantinense. No ano de 2009, após ser nomeado diretor de esportes da Associação de Cabos e Soldados do Tocantins e fundar a equipe ACS Futsal, de cara levou sua equipe, no primeiro ano, campeã estadual das Séries Prata e Ouro, mostrando a que veio.

Falcão
Embalado com os bons resultado, Sanches, no ano seguinte, após parceria com o maior atleta de futsal de todos os tempos, Falcão, trouxe o projeto que recebeu a marca e o nome do craque, se consolidando como um dos maiores projetos esportivos do Estado, naquele momento. Sanches ressalta que o projeto atendeu de forma gratuita mais de 1.000 crianças, conquistou os principais títulos da modalidade no Tocantins por quatro anos seguidos e representou o Estado em competições regionais e nacionais.

Presidente do Palmas
Em 2013, Sanches foi convidado para concorrer à presidência do Palmas Futebol e Regatas. Sua chapa foi aclamada vencedora e após reeleição em 2015, comandou o clube até maio de 2016. Entre os bons momentos à frente do clube, destacam-se as boas campanhas no Campeonato Tocantinense de 2013 a 2015, o título do Campeonato Estadual Sub-19 em 2014, o bom desempenho no Brasileiro da Série D 2015 e, ainda, as participações na Taça BH de Futebol Junior 2014 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016.

Interporto
Em 2017, Richard Sanches foi convidado para assumir a diretoria de Futebol do Interporto Futebol Clube, e, como momentos especiais na direção do futebol do clube, cita a conquista do Campeonato Estadual de Profissionais 2017, o vice-campeonato Estadual da categoria Sub-19 em 2017, a boa participação na Copa do Brasil 2018 (eliminação após grande jogo contra o Juventude que terminou empatado sem gols) , as participações no Campeonato Brasileiro da Série D 2018 e 2019 e a participação na Copa Verde 2018.

Futsal
Com ótimos trabalhos realizados em Palmas no futsal, foi convidado pelo presidente do Porto Esporte Clube, Weberson Tita para assumir a direção do clube recém-criado. Isso ocorreu em 2018, o levando novamente de volta às quadras. A equipe do Porto Esporte Clube tornou-se quase imbatível nas quadras, e conquistou o Campeonato Estadual de Futsal masculino e feminino adulto daquele ano.

Projeto social do 1° BPM
Ainda em 2018, Richard Sanches foi convidado para assumir a coordenação de um dos maiores projetos esportivos social do Tocantins, a Escolinha de Futebol do 1° BPM. Este projeto tem como instituição mantenedora a Polícia Militar do Tocantins e atende de forma gratuita mais de 400 crianças e adolescentes na cidade de Palmas.

Lance de 1º BPM 0 x1 SPFC no Estádio Nilton Santos, em Palmas – Fotos Ademir dos Anjos

Sob seu comando na direção da escolinha, o dirigente também coleciona diversos títulos importantes, além de momentos históricos para a instituição e para o futebol de Base do Tocantins, como o confronto contra o São Paulo Futebol Clube em 2019, em jogo válido pela Copa do Brasil Sub-17. A equipe do 1° BPM perdeu por 1 x 0 e acabou eliminada, mas ficou marcada pelo surpreendente futebol apresentado onde competiu dignamente frente a uma das maiores equipes do Brasil e do mundo. https://aloesporte.com/sao-paulo-tem-dificuldade-para-vencer-o-1o-bpm-pela-copa-do-brasil-sub-17/

Orgulho
Prestes a completar 12 anos de dedicação ao Esporte Tocantinense, Sanches, ao olhar para trás se orgulha de uma trajetória de honestidade, de determinação, de responsabilidade social e de conquistas. Falando em conquistas, certamente também se orgulha por ser um dos poucos desportistas (talvez o único) a ter conquistado todos os principais títulos do estado no futebol e futsal, conforme a seguir: Conheça estas marcas do dirigente.

Principais conquistas
Futebol
Campeão Tocantinense de Futebol Profissional – Interporto 2017
Campeão Tocantinense de Futebol Sub-19 – Palmas 2014
Bicampeão Estadual Sub-17 – 1° BPM – 2018 e 2019
Campeão Interestadual Sub-17 – 1°BPM – 2019
Campeão Estadual Sub-15 – 1° BPM – 2018
Campeão Copa Tocantins Sub-15 e Sub-13 – 1° BPM – 2019
Vice-campeão Tocantinense de Futebol Sub-19 – Interporto 2017
Vice-campeão Tocantinense de Futebol Sub-19 – Palmas 2013

Futsal
Campeão Estadual (adulto masculino) – ACS – 2009
Campeão Estadual (adulto masculino) – Falcão 12 – 2010,2011 e 2012
Campeão Estadual (adulto masculino) – Porto EC – 2018
Campeão Estadual (adulto feminino) – Porto EC – 2018
Campeão Liga Estadual (adulto masculino) – Falcão 12
Campeão Estadual (Sub 20 masculino) – Falcão 12
Vice-campeão Liga Norte (adulto masculino) – Falcão 12 – 2012

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui