Festou! conheça a trajetória do narrador e apresentador Rochinha Martins de Paraíso

Festou! Quem ouve rádio com certeza já deve ter escutado esta frase que representa a narração de um gol no jargão do apresentador e narrador, Baltazar Martins Rocha, mais conhecido popularmente como Rochinha Martins.

Considerado como um dos principais nomes da crônica Esportiva do Tocantins, vamos contar um pouco da história do Rochinha Martins, que é natural da cidade de Colinas Tocantins, casado pai de três filhos, sendo a Sofia, o Pedro e o Vitor, e residente em Paraíso do Tocantins. “Festou, quer dizer festa grande, é um jargão criado por uma amigo de longa data “, explica Rochinha.

Festou! conheça a trajetória do narrador e apresentador Rochinha Martins de Paraíso do Tocantins – Fotos: Arquivo Pessoal

Comunicação
Rochinha teve contato com a comunicação logo cedo quando morava em Anapólis (GO) e ouvia a Ronda Policial com Almir Reis, Programa Sertanejo com Nhô Jeremias e os programas e as transmissões com o saudoso Miguel Squeff e equipe.
Seu 1º emprego com carteira assinada foi em 1987, na extinta Rádio Independência do Tocantins AM 1460, hoje Hits FM 93,5. Voltou em definitivo para a comunicação esportiva em 2008, com passagens nas emissoras Paraíso FM, Líder FM e desde 2018 está na 105 FM com a equipe Futebol Mágico.

Televisão
Na Televisão, trabalhou de 2011 até 2014 na emissora TV Paraíso canal 13 SBT, de Paraíso do Tocantins apresentando o Programa Momento do Esporte. Tem mais de mil jogos narrados na carreira, com cobertura de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, Seleção Brasileira de Futsal, narrou a etapa do Circuito Open de Vôlei de Praia para a CBV na Graciosa, narrou os jogos de Futebol Society para a CBDU nos Jogos Universitários Brasileiros, já prestou serviços para emissoras de vários estados como Rádio Timbira de São Luís (MA), Rádio Cultura de Joinville-(SC) e Rádio Clube de Belém (PA). No rádio teve como ídolo Osmar Santos no Rádio e Luciano do Valle na TV.

Diretor de Comunicação
Ainda na comunicação, foi Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins nos anos de 2015 e 2016, fez parte do departamento de Rádio Jornalismo da Secom. Na Rádio 96 FM, em 2017 e 2018 e, atualmente é Assessor de Comunicação da Secretaria de Esportes em Paraíso do Tocantins. Apesar de propostas de emissoras de vários estados, continua firme no propósito de fortalecer “o nosso Esporte e nossa Crônica Esportiva”.

Agradecimentos
Osmar Figuerôa que me proporcionou a chance de falar ao vivo, apresentando os resultados da Loteria em 1987, Paulo Borges que me acompanha nestes 13 anos de luta, diretores das emissoras que passei por darem a oportunidade de realizar o nosso trabalho,todos que fizeram parte da equipe Futebol Mágico em todos as temporadas, ao parceiro Osmarivan Moreira que sempre esteve de mãos dadas com a equipe na realização de eventos em Paraíso do Tocantins e a minha Família que sempre me apoiou nessa luta diária. Esta é a brilhante história de Rochinha Martins.

O site Alôesporte também abre espaço para contar a trajetória dos cronistas esportivos do Tocantins assim como vem “resgatando” a história do esporte tocantinense com entrevista com jogadores, atletas e dirigentes que contribuem ou fizeram algo de bom ao esporte no passado. A memória do Esporte do Tocantins passa por aqui. Seja o próximo a ver sua história aqui. Cadê vc? https://aloesporte.com/categoria/cade-voce/

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui