Conheça a trajetória do cronista esportivo Edson Fonseca de Aliança do Tocantins

Conheça a trajetória do cronista esportivo Edson Fonseca de Aliança do Tocantins. Vamos conhecer a trajetória do cronista esportivo Edson Fonseca da Silva, mais conhecido como Edson Fonseca, natural da cidade de Aliança do Tocantins e que muito contribui com suas informações para o esporte tocantinense.

Quem é Edson Fonseca. O cronista nasceu no dia 26 de janeiro de 1975, e desde pequeno já tinha uma tendência para a comunicação. Segundo ele, esse caminho foi ficando maior por dois motivos: o esporte e a música. Conta Fonseca que quando pequeno ouvia a Rádio Globo- RJ, e ali nascera uma admiração pelo Radio, e pelo narrador José Carlos Araújo que foi uma inspiração para aprimorar ainda mais esse conhecimento.
Já na musica, amante do MPB e Pop Rock Nacional, e hoje tem um grupo musical que abrange os ritmos MPB E Rock Nacional.

Edson Fonseca durante entrevista com o técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo- Fotos: Arquivo Pessoal

Comunicação Esportiva
Relata Fonseca que foi na comunicação esportiva que começou a se destacar ainda mais, trabalhando em diversos veículos de comunicação como colaborador (Enviando matérias), Jornal do Tocantins, Alô Esporte, Gazeta Esportiva, Futebol do Norte, Jornal A notícia, Guaraí Esportes, dentre outros. “Minha inspiração no jornalismo tocantinense foram Núbio Brito, Gilberto Correa e Reinaldo Cisterna, jornalistas renomados do estado do Tocantins. Mais foi Núbio Brito com quem teve mais contato para expor suas ideias e informações.
Segundo Edson Fonseca, o Núbio foi um professor para mim, “agradeço muito a ele, hoje somos amigos pessoais, e muita coisa foi espelhada nele”. Em Aliança criou o Blog Edson Fonseca, e foi um dos fundadores da Radio Aliança FM 104,9 Rádio Comunitária, onde introduziu o Programa Esportivo denominado Esporte Cidade. Hoje é apresentador do Programa Resenha Esportiva criando por Gil Correa e Edson Fonseca.

Correspondente
No Rádio Tocantinense foi correspondente em diversas emissoras, como a Tocantins FM – Gurupi e Araguaína, 96 FM Palmas, Araguaia FM- Gurupi, Nova FM, Gurupi FM, Formoso FM, dentre outras emissoras. Apesar das dificuldades cobriu diversos campeonatos nacionais como Copa do Brasil e Série D além dos campeonatos regionais e o estadual.
Hoje Edson Fonseca continua na ativa como cronista esportivo, como diretor de programação e locutor da Radio Aliança FM, onde apresentar os programas, Conhecendo a MPB, Talentos da Terra, A Sala do Rock e o programa Esportivo Resenha Esportiva juntamente com Gil Correa.

Narradores
No Tocantins gosto disse gostar de todos os narradores, mais cita alguns que me marcaram por ouvir mais, Lileco Silva, na Rádio Tocantins FM de Araguaína, Rogério Rodrigues, Gilmar Santos, Rochinha Gol, e como trepidantes, Luís Carlos Lula, Verrísimo e outros.

Também ressalta que a equipe de esporte de Aliança, que tem a narração de Kim Domingues, comentários de Jair Teles, e reportagens Edson Fonseca. “Essa experiência foi um pilar para fazer parceria com amigos de outras emissoras como repórter de campo e trepidantes por meio do amigo Gil Correa”, agradece.

Futebol feminino
Edson Fonseca faz questão também de destacar que foi pioneiro no futebol feminino de Aliança e da Região Sul, na época que o preconceito era ainda muito maior, também foi assessor de comunicação do Ipiranga de Aliança e colaborador do time nos campeonatos conquistados.

Ele lembra ainda que um dos momentos mais felizes na sua vida esportiva foi conhecer o Rei Pelé pessoalmente, quando ele veio em Gurupi nos jogos da Intergração e, por sorte dentre de mais de 120 equipes, a cidade de Aliança foi à sorteada para fazer a abertura do torneio com Pelé dando o ponta pé inicial. “Eu estava lá na cobertura, foi um momento muito especial”, relembra Fonseca.

Atualmente é funcionário público municipal, onde também desenvolve um trabalho voluntário como locutor e diretor de programação na Rádio Aliança.
“Gosto de aprender e busco sempre levar o melhor para os meus leitores e ouvintes. Esses anos de comunicação, me deu segurança, confiança, e ainda mais amor e dedicação para a comunicação do nosso esporte tocantinense”, finalizou.

O site Alôesporte também abre espaço para contar a trajetória dos cronistas esportivos do Tocantins assim como vem “resgatando” a história do esporte tocantinense com entrevista com jogadores, atletas e dirigentes que contribuem ou fizeram algo de bom ao esporte no passado. A memória do Esporte do Tocantins passa por aqui. Seja o próximo a ver sua história aqui. Cadê vc? https://aloesporte.com/categoria/cade-voce/

Cronista esportivo Pingo assume a Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo de Guaraí

www.aloesporte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui